Terça-feira, 30 de Outubro de 2007

Dicas para a elaboração de uma entrevista

 

1.Etapas na elaboração do guião de entrevista

                                                                   Fonte:

 

1. Descrição do perfil do entrevistado (nível etário, escolaridade, nível socio-cultural, personalidade,...);

2. Selecção da população e da amostra de indivíduos a entrevistar;

3. Definição do propósito da entrevista (tema, objectivos e dimensões);

4. Estabelecimento do meio de comunicação (oral, escrito, telefone, e-mail, …), do espaço (sala, jardim, …) e do momento (manhã, duração, …);

5. Discriminação dos itens ou características para o guião;

5.1. Elaborar perguntas dos itens, de acordo com o definido nos pontos anteriores;

5.2. Considerar as expectativas do entrevistador;

5.3. Considerar as possíveis expectativas dos leitores/ouvintes;

5.4. Formular perguntas abertas (O que pensa de...?) e fechadas (Gosta de...?);

5.5. Evitar influenciar as respostas;

5.6. Apontar alternativas para eventuais fugas à pergunta;

5.7. Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação, dentro de cada dimensão;

5.8. Adequar as perguntas ao entrevistado, seleccionando um vocabulário claro, acessível e rigoroso (sintaxe e semântica);

6. Produção do guião com boa apresentação gráfica;

6.1. Redigir o cabeçalho com identificação (instituição, proponentes, título, data)

6.2. Incluir uma apresentação sucinta da entrevista, incluindo os objectivos;

6.3. Alinhar as perguntas na vertical e com espaçamento ajustado;

6.4. Utilizar tipo de letra legível, parágrafo justificado, margens da página com 2 cm e, eventualmente, imagens à direita do texto;

7. Validação da entrevista pela análise e crítica de personalidades relevantes.

 

2.Procedimentos durante a entrevista

                                                                Fonte:

 

1. Início com explicação da entrevista;

1.1. Esclarecimento do que pretende o entrevistador e do objectivo da entrevista;

1.2. Assegurar a confidencialidade do entrevistado e das suas respostas;

1.3. Ressaltar a necessidade da colaboração do entrevistado, sem tolhimento de qualquer ordem;

2. Criação de um ambiente agradável para a realização da entrevista;

            2.1. Verificar que o espaço/local da entrevista favorece a descontracção do entrevistado (temperatura, luz, móveis, …);

2.2. Manter uma distância audível entre o entrevistado e o entrevistador (1 a 2 metros);

2.3. Em casos de entrevista a um grupo, pode ser vantajoso subdividi-los em pequenos grupos;

2.4. Verificar se existem condições de privacidade do entrevistado;

2.5. Permitir que o entrevistado mantenha o controlo da entrevista;

3. Favorecimento das respostas pertencentes ao entrevistado;

3.1. Mostrar compreensão e simpatia pelo entrevistado;

3.2. Usar um tom informal, de conversa, mais do que de entrevista formal;

3.3. Apresentar a questão oralmente e por escrito (combinar as duas linguagens!);

3.4. Começar com questões fáceis de responder (para pôr o entrevistado à vontade);

3.5. Pedir ao entrevistado para dizer em voz alta o que está a pensar, o que pensou em fazer, se está com alguma dificuldade na resposta, …;

3.6. Evitar influenciar as respostas pela entoação ou destaque oral de palavras;

3.7. Pedir exemplos de situações, de pessoas ou de objectos que o auxiliem a exprimir-se;

3.8. Apresentar uma questão de cada vez;

3.9. Entrevistador explicita aceitação pelas opiniões do entrevistado (entrevista diferente de exame);

4. Registo de tudo o que o entrevistado diz!

4.1. Previamente, verificar suportes de registos (papel, fita, pilhas, captação do som, …);

4.2. Antes de iniciar a entrevista, pedir autorização ao entrevistado para fazer a gravação;

4.3. Registar com as mesmas palavras do entrevistado, evitando resumi-las;

4.4. Anotar, se possível, gestos e expressões do entrevistado;

5. Gestão do tempo de conversação;

5.1. Demorar até 25 minutos (?);

5.2. Parar antes do tempo previsto se o ambiente se tornar demasiado constrangedor;

6. Termine a entrevista como começou, num ambiente de cordialidade para que o entrevistador possa voltar (se necessário) e obter novos dados.

 


publicado por todosjuntosporumsorriso às 12:49
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